INSPIRAÇÕES
Todo produto final começa com uma inspiração que se desenrola no processo de criação artística.
Conheça o universo de onde nasce cada peça:
Na coleção Ateliê, a inspiração vem da brincadeira de criança e dos comportamentos humanos, da paisagem e do amor profundo.
Olhar o mundo com olhar de uma criança não é, necessariamente, imprimir a ingenuidade, mas sim buscar o sentimento de ver tudo pela primeira vez, de descobrir e de se admirar.
A entrega para a descoberta embalada pelo sentimento de amor genuíno é o que inspira essa coleção.
Coleção que teve sua criação guiada pela fé e pelo amor a Deus.
Entre meditações, orações e leituras, inspirações profundas surgiram como lugar inicial de criação das joias, que nasceram como uma busca de enaltecer a propagar a grande emoção do Espírito Santo, levando a força e o amor de Deus em cada detalhe.
Como enxergamos nossos erros e como lidamos conosco e com as consequências quando não acertamos?
Essa coleção busca trazer a importância da reflexão, do autoconhecimento e do equilíbrio, para finalmente ser possível tirarmos as vendas dos nossos olhos e conseguirmos enfrentar nossas falhas.
Por isso, propõe-se enxergar o erro como a oportunidade e a chance de ser sempre melhor.
O equilíbrio que tanto buscamos, muitas vezes está mais perto do que pensamos – dentro de nós.
Criação inspirada pela intensidade da paixão expressa em cada detalhe das obras do artista catalão Antoni Gaudí.
Atencioso aos mínimos detalhes, Gaudí acreditava que a policromia era a base de toda vida, permitindo que sua funcionalidade espalhasse a beleza, revelando em suas obras grandes paixões: arquitetura, natureza e religião.
O desenvolvimento desta coleção flui com intensa paixão, destacando a emoção em cada curva.
“Nesta criação, construí a linha Sagrada Família, inspirada nas estruturas da Catedral Sagrada Família; a linha Casa Milà, foi inspirada nos portões da casa Milà; a linha Vicens, inspirada nos ferros retorcidos da Casa Vicens e a linha Batlló, união de duas paixões de Gaudí: natureza e arquitetura. Assim, me inspirei nos arcos da Casa Batlló formando uma flor”.
- Pati Capaz
Calatrava foi convidado para revitalizar a área ao fim do Rio Turia - que foi drenado e desviado após uma inundação catastrófica - e convidou Candela para ajudá-lo. Juntos construíram prédios modernos em meio a uma cidade histórica, concedendo à cidade um contraste único.
A linha Candela foi inspirada no L’Oceanogràfic, o maior aquário oceanográfico da Europa, Para projetá-lo, Candela se inspirou em uma flor de lótus.
A linha Calatrava foi inspirada na entrada do parque, L’Umbracle, onde seus arcos dão um charme especial ao local.
Essa coleção tem como inspiração grandes encontros, que tornam possível potencializar a criação mútua, e teve como ponto de partida a cidade das artes e das ciências, Valência – Espanha.
Coleção criada a partir da concepção de que a Física é a “mãe das ciências naturais”, o que deu lugar a um processo de reflexão e observação:
Ciência e Arte, Física, dos modelos do átomo ao movimento periódico das ondas, dos campos eletromagnéticos aos nanotubos de carbono, das ondas gravitacionais aos quase-cristais.
A natureza convida tanto o cientista à reflexão quanto o artista à inspiração.
A paixão pelo cinema em sua origem com os irmãos Lumière, a expressão da primeira grande atriz Mary Pickford e a inesquecível Audrey Hepburn em “A princesa e o plebeu”.
Esta coleção traz a emoção das telas para as joias, criando as três linhas principais:
Linha Emoções: representada por duas fitas: a fita circular, representando a vida regrada da princesa dentro de seu castelo, seguindo protocolos e atividades bem organizadas; e a fita retorcida, representando a vida que a princesa passou a conhecer além dos muros do castelo, permitindo o contato com a vida cotidiana, as lições do dia-a-dia e a interação com pessoas mais simples.
Linha Romance: representada por duas chapas que se encontraram formando um coração, cena em que o casal entra sem ser convidado em uma festa de casamento e começa a dançar e permitem-se apaixonar um pelo outro.
Linha princesa: representada por uma coroa, que faz referência à eterna condição de nobreza da princesa que mantém suas raízes vivendo dentro de um novo mundo: real e simples.
Inspirada na arquitetura espanhola, a Coleção Enric Miralles mergulha nos trabalhos deste espetacular arquiteto, conhecido por combinar inspiração, conhecimento e criatividade em seus trabalhos.
Destacam-se o Parc Diagonal Mar, que tem a água como espinha dorsal e irriga a vegetação através de estruturas tubulares, que adquirem uma forma lúdica, onde crianças e adultos brincam e interagem com a arte; e o mobiliário urbano Lungo Mare, de formas onduladas, que lembram as ondas do mar e a areia da praia, nos convidando à reflexão.
“...ao ar livre, viva e exposta, o que me permitiu sentir imediatamente a emoção do artista. Suas ondulações também lembram um tapete voador, capaz de voar para outros lugares, consolidando a intenção dos arquitetos de proporcionar relaxamento e liberdade.”
- Pati Capaz
Inspirada pelas cartas que Van Gogh enviava ao seu irmão Theo e pela paixão do pintor pela natureza, Pati mergulhou profundamente no trabalho do artista para desenvolver sua Coleção Van Gogh.
De uma vasta pesquisa, quatro obras basilares foram selecionadas, a partir das quais criou as peças desta coleção:
O Semeador (1888): retratando o caminho semeado, que, embora tortuoso, apresenta a beleza do caminhar, remetendo a ciclos: semear-colher, vida-morte;
Campo de Trigo com Ciprestes (1889) : retratando a leveza, a beleza e a abundância da natureza que nos dá consolo e fortalece a alma;
Amendoeira em Flor (1890): representando a beleza do nascimento, o desabrochar da vida, a abertura de um novo ciclo; e
Vaso com Rosas (1890): ainda impressionada com a beleza dos ciclos, retratando o desabrochar que permite o transbordar das emoções.
A Coleção Presenza eterniza em suas peças o olhar, emoções e sentimentos presentes em cada curva de uma caminhada.
Enxergar de forma bela cada desafio e externar processos que marcam uma história são formas inerentes do evoluir.
Sendo assim, nesta Coleção, Pati Capaz desenvolve peças que imprimem as características mais marcantes de sua caminhada.
A forma leve, como uma folha, simboliza o olhar de leveza que nos é uma opção lançar;
As pontas, que precisaram ser arestadas, representam os defeitos, que nos são, ao mesmo tempo, difíceis e naturais, devendo ser portanto encarados com verdade;
As ranhuras representam as caminhadas da vida que fortalecem e elevam.
Pati optou por finalizar cada peça com polimento, enaltecendo o brilho do lado luz dessa aventura que se chama vida.
A Coleção Presenza, leva o nome de presença pelo significado de existência na mais bela e única forma de cada indivíduo e a escolha do idioma italiano vem da origem da artista.
Pati Capaz começou os estudos para a coleção em 2023, quando através de uma experiência com a cera Mitsuro, elaborada com técnica japonesa, construiu as primeiras peças. O processo de criação, que inclui desde o desenho, até maquetes e testes, levou cerca de 11 meses.
O amor de mãe é intenso, forte, delicado e cuidadoso.
Ser Mãe é apoiar, é falar igual a um disco, é amar infinitamente.
O laço entre mãe e filho é eterno assim como uma joia.
Esse amor é simbolizado nesta coleção toda desenvolvida em ouro, pensada e sentida para homenagear toda forma de mãe e seu amor incondicional.
“O amor pede identidade com diferença. O que é impossível já na lógica”.
-Fernando Pessoa
A arte desafia a lógica e assim nasce a Coleção Entrega.
A Coleção Entrega surge da reflexão acerca do amor nas suas formas, como entrega e compreensão: entrega, em sermos; compreensão, em acolhermos.
Sendo assim, as peças desenvolvidas nesta Coleção trazem à luz a individualidade combinada, onde duas formas diferentes se unem, formando uma poderosa peça única, que carrega as identidades das duas metades em sua composição: uma forma arredondada e uma forma achatada, caracterizando duas diferenças, se unindo para formar um círculo que não tem fim - pois quanto mais nos entregamos, mais amamos.